domingo, 3 de maio de 2015

Compulsão Alimentar??


Não se pode deixar de ter em conta que a relação que estabelecemos com a alimentação ao longo da vida depende de fatores genéticos, sociais, educacionais e culturais. Assim, as causas do Transtorno de Compulsão Alimentar são multifatoriais





Sabemos que o mecanismo de saciedade é regulado pelo hipotálamo e imagina-se que possivelmente haja um transtorno nesse mecanismo. As diferentes áreas do hipotálamo estão relacionados com a sensação de sede, fome, a atividade sexual , emoções, agressividade e sensação de saciedade. Uma área específica está relacionada com sensação de medo e punição. 
A regulação hipotalâmica do apetite pelo alimento depende primariamente da interação de duas áreas: em um o centro da fome, e em outro o centro da saciedade.
O conceito de fome pode ser sintetizado, em um desejo de alimento que está ligado a várias manifestações objetivas. A saciedade significa uma sensação de realização na busca de alimento. 
No estado normal a ingestão de alimento é regulada não somente com base em cada refeição, mas, também de uma forma que geralmente mantém o peso num determinado ponto físico regulado por uma complexa interação metabólica.
A compulsão seja ela qual for (sexo, comida, jogos, compras etc.) tem uma origem única. É preciso ter uma predisposição genética e o paciente, além de ter uma personalidade impulsiva, precisa ser obsessivo. E está aí a grande causa dos problemas de compulsão. O impulso faz a pessoa agir sem prensar, mas é a obsessão que a faz repetir as atitudes e a querer sempre mais. A comida age no "sistema de recompensa", produzindo dopamina que lhe dá prazer, e isso para quem tem predisposição genética é viciante. Este gatilho de desprazer e comer e se sentir recompensado pode ser desencadeado em qualquer parte da vida, por motivos diversos cursando como um hábito e vício.
O indivíduo com compulsão alimentar come uma quantidade de alimentos maior do que o necessário, “belisca” com frequência, não sabe distinguir desejo de comer de fome , comendo mais em volume ou maior quantidade de calorias, principalmente quando está ansioso, deprimido ou por qualquer motivo que cause uma sensação de desprazer. A pessoa que tem episódios de compulsão alimentar não está com "muita" fome ou está há muito tempo sem comer, mas não consegue controlar a VONTADE de comer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário